Igreja sede: Rua Osvaldo Cruz, 330 - Bairro Forquilhinhas - São José - SC
Congregação Prainha : Morro do governo, 436 - Bairro Prainha - Florianópolis - SC
Contatos / informações : (48)98437-4354 - Pr. Fernando - São José / (48)98493-8274 - Pr. Cleber - Florianópolis
E-mail : ibforquilhinhas@hotmail.com

sábado, 8 de dezembro de 2012

Patrística


Dá-se o nome de patrística ao estudo dos escritos e teologia dos pais da igreja antiga, que corresponde ao período do sec. II até o sec. VI depois de Cristo. Os pais da igreja foram teólogos cristãos que lideraram e conduziram a igreja logo após o período dos apóstolos. Estes homens são caracterizados por uma grande produção literária, bem como, por sua piedade e santidade de vida, bem como perseverança em meio as perseguições e lutas em defesa da ortodoxia contra as heresias surgidas em sua época.

Estes mestres e teólogos cristãos do passado são reconhecidos como pais da igreja , primeiramente pelo período em que viveram, ou seja, na igreja antiga (sec. II a sec. VI), em seguida por sua vida com Deus, sua devoção e retidão no viver, depois por sua ortodoxia, principalmente nos principais temas levantados em seu período que diz respeito a Cristologia e a doutrina da trindade, sendo que estas também refletem na sotereologia, e por último, pelo seu reconhecimento e aceitação pela própria igreja cristã.

Os pais da igreja viveram em um período onde a cultura helenística e o pensamento grego permeavam o mundo da época. Muitos pais, como por exemplo ,Justino, Taciano e outros, foram fortemente influenciados pela filosofia grega incorrendo em certos exageros filosóficos , no entanto, suas bases e ortodoxia eram definidas pelas escrituras sagradas.
Dentre alguns dos principais pais da igreja, podemos destacar :

1) Os pais apostólicos, que são os primeiros pais da igreja, as quais incluem não somente homens mas também alguns documentos dos dois primeiros séculos. Entre os pais apostólicos estão :

-Clemente de Roma, que escreveu aos coríntios para tratar de problemas na igreja. É tido como um típico pastor .
- Inácio de Antioquia, deu ênfase a figura do bispo monárquico, que em razão das perseguições era necessário para direção e cuidado da igreja.
- Policarpo de Esmirna, escreveu sua epístola aos filipenses, que mais tarde, registraram seu martírio e enviaram as igrejas. É dito que Policarpo foi discípulo do apóstolo João.
- Dentre os documentos aceitos como pais apostólicos estão a epístola de Barnabé, o pastor de Hermas, a Didaqué, epístola a Diogneto e alguns fragmentos de Papias.
Estes primeiros pais apresentam alguns desvios na questão da doutrina da salvação no que diz respeito a ênfase da obediência e obras para ser salvo. No entanto, contribuíram com uma literatura mais simples voltada a temas práticos, tais como arrependimento, boa conduta cristã, temas ligados a liderança e liturgia da igreja, deram ênfase a pureza e perseverança, enfrentando ameaças e mortes encorajando outros cristãos a permanecerem firmes e fiéis ao Senhor.

2) Os pais apologistas , que são outra classificação entre os pais da igreja . Estes foram teólogos cristãos que promoveram a defesa do cristianismo contra acusações que lhe eram lançadas pelo povo em geral e pelos intelectuais pagãos principalmente no sec. II. Os principais apologistas foram :

-Justino Mártir - escreveu duas obras sobre apologia dirigidas ao ao imperador . Escreveu seu diálogo com Trifo, onde registra sua conversa com um Judeu em defesa do cristianismo. Bastante influenciado pela filosofia grega, encontrou no cristianismo a verdadeira filosofia para sua vida.
- Atenágoras de Atenas – escreveu uma apologia em defesa do cristianismo dirigida ao imperador Marco Aurélio.
- Teófilo de Antioquia – Escreveu um comentário exegético de Gênesis onde defende a criação de Deus “do nada” (Ex-nihilo). Ensinou també sobre a inspiração divina dos livros do Novo Testamento, sendo que em sua época, o cânon ainda não estava definido.
- Irineu de Lyon – combateu fortemente os gnósticos na Gália onde viveu. Sua obra principal foi a detecção e refutação da falsamente chamada gnose. Irineu nasceu em Esmirna na Ásia menor, mas foi para região da Gália onde formou a igreja de Lyon, da qual foi bispo. Seu trabalho foi extremamente importante, pois praticamente varreu o gnosticismo da Gália. Foi o maior apologista e o teólogo mais profundo de sua época.
- Tertuliano de Cartago – advogado, escreveu várias obras de moralidade . Mais tarde tornou-se montanista em razão da rigidez em sua conduta moral. Destaca-se por sua atitude negativa em relação a filosofia e sua moralidade rígida. Diferente de outros pais que viam na filosofia grega uma fonte de verdade, Tertuliano foi intolerante ao pensamento grego.Contribuiu para o desenvolvimento e defesa da doutrina da trindade.
- Clemente de Alexandria – Membro notável e mestre da igreja de Alexandria . Foi bastante influenciado pelo pensamento grego e era positivo a filosofia .
- Orígenes de Alexandria – Vem pouco depois de Clemente . Era talvez o homem mais culto de sua época . Escreveu cerca de 800 obras. Escreveu a primeira teologia sistemática. Exegeta, cria na inspiração verbal e no sentido alegórico. Como Clemente, também era influenciado pela filosofia grega. Alguns refutam sua posição de Pai da igreja em razão de algumas interpretações duvidosas e outras inaceitáveis das escrituras, tal como uma redenção universal de todas as coisas no fim dos tempos, inclusive de satanás e seus anjos.
- Atanásio de Alexandria- Conhecido por combater o arianismo por durante cerca de quatro décadas e por seu desempenho no Concílio de Nicéia.Também defendeu o cânon do novo testamento.
- Os três capadócios, Basílio de Cesaréia, Gregório de Nissa e Gregório de Nazianzo, os quais defenderam a ortodoxia trinitária e cristológica.
- Por último, destaque para Agostinho de Hipona , talvez o maior dos pais da igreja. Homem marcado por uma profunda piedade, santidade e comunhão com Deus. Foi também um grande escritor com belas expressões literárias e possuía alta capacidade de retórica. Foi um teólogo Ortodoxo porém também apresentou erros em alguma áreas de sua teologia. Combateu fortemente no norte da África onde trabalhou o maniqueísmo que envolvia gnosticismo, o donatismo que lidava com questões de autoridade eclesiástica e por último o pelagianismo que envolvia a doutrina da salvação.

Outros pais como Cirilo de Alexandria, João Crisóstomo,Cipriano, Ambrósio e outros poderiam ser mencionados e são importantes na história da igreja e dos pais.

Sendo assim, ao nos depararmos com a vida e ensino destes nossos irmãos da antiguidade, precisamos ver neles homens como nós, sujeitos a falhas e erros, mas que, porque amavam a Deus e Sua Santa palavra se empenharam a batalhar pela fé que foi dada aos santos e combateram fortemente as seitas e heresias surgidas em sua época, deixando a igreja de Cristo um grande legado de escritos e documentos que sem sombra de dúvida, contribuíram e ainda contribuem em muito para direção e edificação da igreja cristã, e que, se somos livres de muitas daquelas heresias surgidas no passado que ainda permeiam nossos dias com outras “vestes” e nomenclaturas, é graças a estes homens que foram usados por Deus para defenderem a pureza doutrinária e a santidade da igreja de Jesus Cristo.

Assim, aqueles que lidam com os pais da igreja como sendo perfeitos ou aqueles que os desprezam como homens do passado que deixaram apenas tradições de suas épocas, tanto um como outro cometem um grande erro para com este importante legado da história eclesiástica. Precisamos lidar com os pais ,assim como com qualquer cristão das páginas do livro sagrado, aprendendo com seus erros e acertos, a fim de buscarmos a edificação e unidade da igreja do Senhor, bem como a propagação do reino de Cristo neste mundo até aquele grande e glorioso dia, onde certamente, encontraremos muitos destes irmãos do passado que foram grandes mestres e guias da igreja cristã.

“Temos , porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós”. 2 Coríntios 4:7

3 comentários:

  1. Corrigindo. Trindade não é doutrina. A trindade é dogma
    Doutrina mundam , dogmas jamais.
    Exemplo. Usar véu, não cortar cabelo, não usar maquiagem etc, eram doutrinas para as mulheres na igreja no passado a qual hoje não se exige mais.

    ResponderExcluir